Sinusite

 

Sinusite é uma doença infecciosa que acomete os seios da face (ou seios paranasais). Em condições normais, os seios paranasais são ventilados durante a respiração nasal através dos óstios (orifícios) que comunicam os seios com o nariz.

Devido a uma infecção viral (resfriado), inflamação de origem alérgica ou por poluentes (rinite), a mucosa do nariz aumenta de volume e obstrui a comunicação destas cavidades com as fossas nasais. Esta obstrução faz com que a secreção presa no interior dos seios paranasais se torne um meio propício ao crescimento e proliferação de bactérias e/ou fungos. Outros fatores também podem contribuir para a obstrução das comunicações dos seios da face com o nariz, tais como: desvios do septo nasal, hipertrofia dos cornetos nasais, adenóides obstrutivas, presença de tumores na cavidade nasal, entre outros.

A sinusite pode ser aguda ou crônica, dependendo da duração dos sintomas. Os sintomas mais frequentes são: obstrução nasal, dores de cabeça, pressão ou peso na face, secreção nasal, tosse, alteração do olfato.

O tratamento clínico é feito com analgésicos, medicamentos para melhorar a permeabilidade nasal e antibióticos específicos. Dependendo da causa e da resposta apresentada ao tratamento clínico, às vezes, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

A prevenção da sinusite é feita através do controle dos fatores predisponentes, ou seja, um bom controle da rinite alérgica, correção de desvios do septo nasal ou cornetos hipertróficos que possam estar dificultando o funcionamento normal de algum seio paranasal, remoção cirúrgica das adenóides obstrutivas nas crianças, cuidados gerais com a saúde para evitar infecções virais.