Amigdalite

 

As amígdalas ou tonsilas palatinas são órgãos situados na faringe que auxiliam na defesa do organismo contra infecções. A amigdalite é a inflamação das amígdalas causada por infecção viral ou bacteriana. Muitas vezes a amigdalite vem acompanhada de faringite (inflamação da faringe) e, por isso, também é chamada de faringoamigdalite.

As amigdalites ou faringoamigdalites são mais frequentes em crianças e os principais sintomas são: dor de garganta, febre, mal estar, dor no corpo. Na grande maioria das vezes, a causa é viral e pode vir acompanhada de coriza, espirros e tosse. Quando a causa é bacteriana, os sintomas costumam se localizar mais na garganta e a febre geralmente é mais alta. A avaliação do médico é importante porque ele irá examinar, tentar identificar a presença de pus e avaliar a necessidade do tratamento com antibióticos para evitar possíveis complicações (abscesso, febre reumática, glomerulonefrite, escarlatina). 

Em casos de amigdalites de repetição (mais de 6 vezes ao ano), amígdalas hipertróficas (aumentadas) que podem aumentar ainda mais durante a infecção e piorar os sintomas de obstrução respiratórias, complicações com abscesso periamigdaliano, pode ser necessário a programação do tratamento cirúrgico com ressecção das amígdalas. Estudos já comprovaram que a retirada das amígdalas não traz maiores riscos de infecções para o indivíduo.