Perfuração da Membrana Timpânica

  

O tímpano (ou membrana timpânica) é uma membrana existente no fundo do canal do ouvido e atua na transmissão do som através da vibração.

A perfuração do tímpano pode ser causada pela manipulação do ouvido com cotonetes, grampos ou outros objetos pontiagudos ou pela pressão anormal contra a membrana do tímpano, tanto de fora para dentro (jato de água ou de ar, "bolada" ou "tapa na orelha"), como também de dentro para fora (otite média). 

Os principais sintomas são: diminuição da audição e dor, podendo haver zumbido e sangramento pelo canal do ouvido (otorragia).

Em caso de suspeita de perfuração do tímpano, deve-se proteger o ouvido contra a entrada de água e procurar um especialista. A proteção é feita com algodão embebido em solução oleosa. Não introduza nenhum objeto no ouvido. O médico irá examinar o ouvido com equipamento especial e orientar o tratamento. Perfurações pequenas podem cicatrizar espontaneamente. Em casos de perfurações maiores ou persistência de perfurações pequenas a cirurgia é indicada para a reconstrução da membrana timpânica.