![](https://f9b506d88c.cbaul-cdnwnd.com/c8141516f87199e05826c4bc993bc5b3/200000074-7ca0e7d9ae/50000000.png?ph=f9b506d88c)
Perda Auditiva / Surdez
A perda da audição consiste na deterioração da capacidade de ouvir e pode ter diversos graus: leve, moderado, severo e profundo. Pode ser dos tipos condutiva, sensorioneural ou mista.
A perda auditiva condutiva ocorre quando há um bloqueio na transmissão do som, podendo ocorrer no ouvido externo ou no ouvido médio. A perda sensorioneural está relacionada à deficiência na percepção do som, podendo ocorrer no ouvido interno (cóclea) ou no nervo da audição. A perda auditiva é classificada como mista quando existem problemas tanto na condução (perda condutiva) quanto na percepção (perda sensorioneural) do som.
As principais causas de perda auditiva condutiva são: obstrução da orelha externa por acúmulo de cera; infecções do ouvido (otites); perfuração da membrana timpânica; doenças ou fraturas nos ossículos do ouvido médio; tumores do ouvido externo ou ouvido médio. São causas de perda auditiva sensorioneural: exposição repetitiva e prolongada a ruídos intensos (PAIR) ou exposição aguda a ruídos muito intensos (ex: explosões); infecções que podem atingir o nervo auditivo (caxumba, meningite, etc); medicamentos ototóxicos; idade (Presbiacusia: "envelhecimento" do ouvido interno); doença de Ménière; causas genéticas; infecções durante a gestação (rubéola, sífilis, toxoplasmose, herpes etc); tumores, entre outras.
A perda da audição pode ocorrer isoladamente como único sintoma ou pode vir acompanhada de outros sintomas como tontura, zumbido, otorréia (saída de secreão pelo ouvido) etc. É importante a avaliação do otorrinolaringologista que buscará diagnosticar a causa da perda auditiva através da história clínica, do exame físico geral e específico e de exames complementares como a audiometria, exame otoneurológico, exames eletrofisiológicos, exames de sangue, exames de imagem (tomografia e ressonância). Para cada caso, o médico vai julgar os exames mais indicados para chegar ao diagnóstico.
O tratamento da perda auditiva / surdez dependerá da causa. Pode ser com uso de medicamentos (como nos casos de infecções agudas, por exemplo), com procedimentos simples (remoção da cera, nos casos de acúmulo de cera), ou até com cirurgias (nos casos de perfuração timpânica, tumores, infecções crônicas etc). Em alguns casos, torna-se necessário o uso de prótese auditiva ("aparelhos de audição") para a melhora da capacidade auditiva. Para alguns casos selecionados de surdez severa ou profunda que não se beneficiaram da prótese auditiva, pode ser indicado o implante coclear.
A prevenção da surdez pode ser feita com medidas simples: usos de equipamentos de proteção quando trabalhar com ruídos intensos; evitar exposição frequente a sons intensos (Ipod, Mp3); vacinação contra rubéola, que pode provocar surdez congênita; realização do pré-natal; cuidados com medicamentos ototóxicos; realização de exames em recém nascidos para tentar diagnosticar deficiências auditivas o mais precoce possível.
Contato
R. Itapeva, 500 10º andar Cj.D
BelaVista - São Paulo - SP
CEP: 01332-000
(11) 3288-9801
(11) 3284-8968
(11) 94455-3999
duvidas@clinicastefanini.com.br