Voz Rouca (Rouquidão)

 

As pregas vocais (ou cordas vocais) são estruturas musculares recobertas por mucosa situadas na laringe. Elas atuam na emissão da voz. A rouquidão ou disfonia ocorre quando algum fator provoca uma alteração na emissão vocal, mudando as características da voz. A rouquidão pode ser aguda ou crônica, dependendo da duração dos sintomas.

Existem várias causas de rouquidão. As causas de rouquidão aguda mais frequentes são: viroses (resfriados, gripes que causam laringite aguda) e abuso agudo da voz (gritos fortes). Entre as causas de disfonia crônica podemos citar: tabagismo, laringite crônica, lesões benignas das pregas vocais (pólipos, nódulos, cistos), paralisia de prega vocal, câncer de laringe, entre outras.

Uma das causas mais frequentes de rouquidão é a laringite crônica causada pela doença do refluxo gastro-esofágico ou refluxo faringo-laríngeo. Trata-se de uma doença do aparelho digestivo em que ocorre o refluxo da secreção ácida do estômago podendo causar sintomas no esôfago e na laringe, como pigarro, tosse seca, rouquidão, dor de garganta, globus faríngeo (sensação de "bola na garganta"), gosto amargo na boca, queimação no estômago.

Outra causa frequente, principalmente em crianças, são os nódulos vocais (popularmente conhecidos como "calos nas cordas vocais"). São lesões que surgem nas pregas vocais devido ao uso incorreto da voz (cantar ou falar de forma errada, hábito de gritar muito). Quando ocorrem em adultos, geralmente acometem mulheres.

O câncer de laringe é uma causa importante de rouquidão e deve ser diagnosticado o mais precoce possível para que o tratamento seja instituído no início da doença, com maiores chances de cura. Os principais fatores de risco são o tabagismo e o etilismo, e outros sintomas que podem ocorrer são: dor para engolir, falta de ar, engasgos e perda de peso.

Vimos portanto que a rouquidão é, na verdade, um sintoma que pode fazer parte de uma série de doenças. A avaliação do otorrinolaringologista e o exame da laringe através da laringoscopia (exame realizado com aparelho de fibra óptica) são fundamentais em todos os casos de rouquidão para que seja feito o diagnóstico e o tratamento corretos. Alguns casos serão tratados com medicamentos, outros com fonoterapia e, em casos específicos, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.